Tiramissu (sem ovos) mas bem gostoso!



O doce queridinho da minha irmã Carolina, super italiano, assim como nosso pai....Carol vem há tempos me pedindo para fazer essa receita, mas eu não tinha coragem de pagar os 30 mangos num potinho de 500gramas do mascarpone que é a base desse doce....e ai eu nada de fazer esse doce até que Carol deu uma intimada: ou eu fazia ou ela ia comprar numa doceria! Contrariada pela ira doce da irmã caçula e me vendo ameaçada de ser substituida por uma doceira por ai...arregacei as mangas e fiz em casa mesmo meu mascarpone e depois o tiramissú! Carol lombriguenta comeu até passar mal e tá lá meia tigela de tiramissú no freezer pra ela ir comendo aos poucos....aprovado....apesar de que os italianos me matariam...mudei a receita...nao coloquei nada de ovo...porque tenho medinho de salmonela...  :)


Receitinha do Marcarpone


Essa receitinha rende 750 gramas de marcarpone e custa menos da metade do preço de um potinho de 500grs que vc encontra no mercado....qd encontra...



Voce vai precisar de:

2 garrafinhas de creme de leite fresco (tem que ser desse pq tem mais gordura, qq outro pode nao dar certo)
suco de 4 limões
1 paninho de prato de algodao beeeeeeeeeeeem limpo

1 litro de creme de leite fresco (em temperatura ambiente)
suco peneirado de 4 limões (em temperatura ambiente)

Coloque o creme de leite em uma tigela e leve ao microondas por 1 minuto, retire, coloque o suco de limão, mexa bem devagarinho por 5 minutinhos. Depois coloque uma peneira ou escorredor grande dentro de uma tigela alta e dentro da peneira um pano de prato beeeeeeem limpinho. Despeje a mistura e deixe de um dia para outro em cima da pia. O soro vai ser todinho coado e vai ficar no pano de prato somente a massa gorda do creme de leite que é o Mascarpone o queijo que vamos usar para fazer o tiramissu...


















Agora vamos a receitinha do Tiramissú

Ingredientes
1 pacote de bolachas Champagne
2 colheres (sopa) bem cheia de café soluvel
1 copo de agua fria
1/2 copo de licor de chocolate (usei Baileys)
500 gramas de mascarpone
1 1/2 xicaras (chá) de açucar de confeiteiro
1 xicara (chá) de açucar branco
1 colher de essencia de baunilha (usei pasta de baunilha)
1 caixinha de chantilly
cacau para polvilhar (usei cacau da Callebaut mas pode usar tb chocolate dois Frades da nestle ou o cacau da mavalerio em pó)

Preparo

Bata o chantilly com o açucar de confeiteiro conforme instruções da caixinha. Reserve. Misture delicadamente o mascarpone, o açucar branco e a baunilha com a ajuda de uma espatula. 


 Agora acrescente 10 colheres (de sopa) nao muito cheias do chantilly batido. Deixe por 30 minutos na geladeira.

Passado o tempo, misture o café soluvel com a agua e o licor eu adocei um pouco o café com 4 colheres de açucar, achei que ficou melhor, coloque em uma tigela alta e larga. Se nao tiver cafe soluvel faça o café comum mesmo mas beeeeeeeem forte e frio claro








Montagem:

Em um refratario pequeno (20cm). Passe rapidamente os biscoitos na mistura de café e licor, coloque no fundo do refratario, agora coloque uma camada generosa do creme de mascarpone, espalhe delicadamente, agora com a ajuda de uma peneirinha polvilhe cacau por cima, faça outra camada de biscoitos passados no café e assim por diante, finalize com uma farta camada de creme mascarpone e cacau. Se gostar rale chocolate amargo por cima e enfeite com uma cerejinha. Leve para gelar por 2 horas antes de servir. 






  









Espero que gostem!

beijocas







2 comentários: